Menu

Linguagens de programação: quais são as principais e como dominá-las

Devido a características como facilidade e legibilidade, algumas linguagens de programação conquistam o favoritismo dos desenvolvedores. Os códigos constituem os algoritmos, que são nada mais que uma sequência de passos claros e objetivos que a máquina deverá seguir. Entretanto, essa linguagem ainda é muito limitada para o que normalmente queremos fazer.

  • Algumas pessoas o utilizam de modo intercambiável com “programar”, enquanto outros argumentam que eles não são totalmente iguais.
  • Ela sempre agrega ou tira características para ter um conjunto de “funções” mais adequado para um determinado objetivo.
  • O namespace pode ser definido como uma região que será observada por nosso programa e contém os identificadores dos nomes dos tipos de dados, das variáveis e funções que estão dentro deste espaço.
  • As empresas estão sempre à procura de desenvolvedores e programadores de todos os tipos e níveis de habilidade.

Elas têm mais funcionalidades e aplicações, dando possibilidade de programar códigos mais complexos. Como vimos anteriormente, as linguagens de programação facilitaram a interação https://www.indiegogo.com/individuals/37455880 entre nós e os computadores. Por isso, houve uma evolução muito significativa na capacidade das máquinas, executando tarefas complexas de uma maneira bastante simples.

Construindo um Lexer

Claro que é possível criar uma linguagem sem inovar, sem atender uma necessidade não atendida antes. Por exemplo, temos a linguagem C++, ela é complexa e tem bastante conteúdo https://morguefile.com/creative/tumpa54dfg e utilização, mas como chegou até aqui? O exemplo abaixo mostra os lexemas obtidos na quebra das expressões correspondentes ao código apresentado na seção anterior.

A programação ainda envolve escrever instruções para o computador seguir, mas agora as estruturas de dados e algoritmos são importantes. Algumas linguagens de programação, como HTML, CSS e Markdown, não usam algoritmos e estruturas de dados, enquanto outras, como JavaScript, Python, Java e C++, as usam intensamente. Por definição, “escrever código” refere-se a escrever um conjunto de instruções que diz a um computador o que fazer. Os computadores não entendem a linguagem humana, então, com o tempo, os humanos criaram linguagens que os computadores podem entender. Um dos recursos mais jovens da linguagem Java agrega um toque de programação funcional a ela. Uma definição simples e um pouco abstrata é entender que uma expressão lambda é uma opção para programar uma função sem que para isso seja necessário declarar um nome e um tipo de retorno.

Máquina Virtual Java

Caso ele faça mais coisas do que deveria, dizemos que temos um módulo com baixa coesão. Já o acoplamento mede o grau de dependência https://www.sutori.com/en/user/dfg-dfgfdg-ccc6 de um módulo em relação aos demais. Caso ele dependa de muitos módulos, dizemos que ele está com acoplamento alto.

  • Nesta abordagem, a linguagem C++ pode ser tratada como multi-paradigma, pois trata-se de uma linguagem orientada a objetos, que também suporta programação imperativa.
  • Na altura, o Javascript conseguiu abalar a natureza estática das páginas Web (e ainda hoje o faz), acrescentando animações dinâmicas e muitas mais possibilidades de interação com o utilizador.
  • A simplicidade da ferramenta permite se concentrar nos problemas que se quer resolver sem perder tempo com a tecnologia.
  • “Lex” é a abreviação para lexical analysis (análise lexical, em português), uma palavra muito elegante para divisão de um texto em tokens.
  • Assim como o Nubank, o Clojure é uma prova robusta de que a simplicidade funciona.
  • Em sequência, temos uma instrução definida como using namespace std;, utilizada para definir um espaço de nomes ou namespace.